quarta-feira, 17 de março de 2010

“Ética, política e sociedade”

Nos últimos anos, ocorreram acontecimentos que nos fazem refletir sobre a ética do ser humano, o que afinal é bom e ruim? Uma delas e talvez a mais polêmica até então, é em relação a ética no que se refere a células-tronco. Muitos debates de o que é certo e o que é errado já circularam no mundo, mas sem um consenso geral. Muitos acreditam que com a liberação desta, haverá comercialização de óvulos e embriões. Para a Igreja Católica, esta prática é condenada, pois a religião acredita que a vida humana começa em sua concepção e a não evolução dela até o nascimento de uma criança é considerado assassinato. Já os cientistas acreditam que as células embrionárias, por possuírem potencial para se transformar em qualquer outro tipo de célula do corpo humano, contribuiriam com a cura de muitos seres humanos e assim aumentando a expectativa e qualidade de vida dos individuos. Para a realização de estudos com células-tronco embrionárias, a Lei de Biossegurança apresenta algumas restrições. No Brasil do ponto de vista jurídico, a Constituição (art. n.º 5.º), diz que o direito à vida é inviolável. O Tratado Internacional sobre direitos fundamentais de São José determina que a vida começa na concepção e que a pena de morte é condenável tanto para o nascituro como para o nascido (art. n.º 4.º). O que seria mais ético? Deixar uma pessoa que já nasceu para o meio externo sofrer ou um embrião que ainda está em laboratório ficar congelado?

terça-feira, 16 de março de 2010

A Ética Americana e Israelense

A Prática de Atrocidades contra o Ser Humano pode ser entendida como Terrorismo, quando parte de nosso inimigo, ou de Atitude Defensiva quando parte de nossos aliados...

As atitudes tomadas pelo atual governo americano e pelo seu grande parceiro de Israel estão nos ensinando um novo conceito de ética tão surpreendente, que certamente causaria espanto ao Padre Baltasar Graciàn e a Maquiavel.

Quando escreveu "A Arte da Prudência", o Padre Graciàn não imaginava que dois governantes poderiam reunir em suas atitudes maior cinismo do que os que estão presentes em seu livro.

Maquiavel, por sua vez, deve estar dando pulos de alegria no túmulo, imaginando como essas duas nações conseguiram compreender tão bem suas palavras e utilizar seus ensinamentos de forma tão eficaz contra toda a humanidade, em favor de seus valores materias e sua ganância, utilizando-se de um elevadíssimo grau de prepotência e arrogância nunca antes visto em nossa história!

Os atuais governos dos EUA e de Israel estão realmente ultrapassando todos os limites da moralidade e da ética, evidenciando uma total falta de caráter sem qualquer preocupação com maiores disfarces. Seus interesses gananciosos superam qualquer raciocínio humanitário e ambos estão conseguindo reunir atitudes capazes de destruir inclusive suas próprias pátrias e suas próprias famílias!

A mídia, toda controlada econômicamente pelos superpoderosos, constrói um Ser Humano acomodado, com atitudes e formas de pensar padronizadas e convenientes ao bem estar do sistema. Sabemos que os processos utilizados para isso vão de simples distribuição de textos prontos para todos os principais canais de notícias de todo o mundo, até processos mais complicados de propaganda subliminar.

Há, entretanto, uma esperança: os movimentos de alerta que estão surgindo em todo o mundo por meio da internet. Com a finalidade de "abrir os olhos" da população, principalmente da própria população americana e israelita, centenas de "sites" mostram à opinião pública as outras possíveis versões dos fatos sociais, possibilitando um questionamento mais realista e a formação de idéias próprias que podem estar de acordo ou não com as versões oficiais.

Mas um dos mais importantes ensinamentos de Maquiavel, em O Príncipe, é a necessidade de se manter o povo à margem do conhecimento e do discernimento, para que possa ser continuamente manipulado segundo as conveniências do sistema.

Assim sendo, surge um contra-ataque poderoso, já que está vindo de quem detém o poder bélico, econômico e financeiro e assim comanda o pensamento mundial através de toda a grande mídia...

Foi assim que o Centro Simon Wiesenthal agiu, determinando a todos os seus associados (cerca de 400.000 em todo o mundo), que se utilizassem todos os meios disponíveis para evitar que as informações livres que são divulgadas por centenas de "sites" da internet alcancem o povo e consigam interferir no entendimento dos fatos sociais de forma diferente do que lhes é mostrado pela versão oficial...

Procurando convencer a todos que os "sites" livres da internet estão apoiando os grupos terroristas al Qaeda e Hamas, além de incentivar os Skinheads e todos os grupos neo-nazistas na Rússia, Europa e América Latina, o Centro Wiesenthal dá o caminho que todos os meios de comunicação devem seguir para alcançar os objetivos do sistema e reforçar em todo o mundo o apoio incondicional às versões oficiais dos fatos sociais, distribuídas pelo Governo Americano e Israelita.

O resultado, em nosso país, foi bastante rápido, começando pela matéria "Teoria da Conspiração" assinada por Pablo Nogueira, da Editora Globo, na revista Galileu 152 de março de 2004, páginas 22 a 29.

Nela o autor procura convencer ao público que ao duvidarmos de uma versão oficial da história estamos sendo afetados por um distúrbio emocional do cérebro (mecanismo psicológico) provocado por sentimentos de medo e isolamento social...

Pelo que entendemos da matéria, para termos a certeza de estarmos gozando de uma boa saúde mental, devemos ler várias vezes as versões oficiais das histórias e acontecimentos até que não tenhamos mais qualquer dúvida a respeito, evitando qualquer tipo de questionamento...

Felizmente, para uma parte do público, os relatos da matéria contradizem a si mesmos, mostrando o absurdo da proposição, como alguns relatados abaixo:

Viagem à Lua:

Galileu: "Se foi uma fraude, por que a ex-URSS não a denunciou?"

Nosso comentário: As denúncias foram imediatas, tanto pelo Pravda como pelos principais jornais dos países orientais. Só o ocidente "engoliu" sem questionamentos o fato. Agora, depois de todos esse anos, a NASA recebe uma verba gigantesca para iniciar os estudos que possibilitarão a "VOLTA DO HOMEM À LUA" daqui a dez ou vinte anos!!! Esqueceram a fórmula? Perderam os projetos? Ou tudo aquilo foi uma rápida montagem para compensar as sucessivas derrotas na área espacial para a tecnologia soviética?

Lembrem-se: primeiro satélie artificial: Sputinik; primeiro ser no espaço: cadela Laika; primeiro homem no espaço: Yuri Gagárin; aí chega o americano e diz que pousou na Lua mostrando ao vivo pela TV para o mundo inteiro, com uma tecnologia difícil de ser repetida hoje... De repente volta o russo e coloca a primeira estação orbital no espaço. Quando o americano consegue iniciar a construção da sua, a russa já estava sendo aposentada de tão antiga...

Galileu: "Em 2000 circulou pela internet um falso mapa do Brasil com a área da Amazônia mostrada como área internacional sob o controle dos Estados Unidos e da ONU". "Tudo mentira", segundo Galileu.

Nosso comentário: Infelizmente não é mentira. Os mapas existem e estão lá para quem quiser ver. Mas não precisamos de qualquer mapa. Basta visitar a estrada Boa Vista - Manaus e tentar passar lá após às seis da tarde. Ou você consegue permissão dos grupos americanos lá instalados ou não entra... se for brasileiro, é claro...

As próximas atrocidades contra o Ser Humano podem ser cometidas contra o nosso próprio povo, assim que os elementos superpoderosos entenderem que devem tomar conta de nossas riquesas e precisarem "proteger sua riquesa" com alguma atitude defensiva...

O que estamos fazendo para evitar isso? E o que é pior: se continuamos "engolindo as versões oficiais, vamos acordar a tempo?


Fonte: http://iupe.webnode.com/etica-americana/

Só de sacanagem!! Desabafo em forma de Poema.

A cantora da MPB, Ana Carolina, fez um desabafo em forma de poema sobre a falta de Ética no Brasil.

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
" - Não roubarás!"
" - Devolva o lápis do coleguinha!"
" - Esse apontador não é seu, minha filha!"
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão:
“ - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.”
E eu vou dizer:
”- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.”
Dirão:
" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”.
E eu direi:
” - Não admito! Minha esperança é imortal!”
E eu repito, ouviram?
IMORTAL!!!
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A Ética da “Organização das Nações Unidas”. (ONU)

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembléia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 em Londres sendo que a sede atual é na cidade de Nova York.
Em 10 de novembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), elaborava um dos mais importantes documentos produzidos no século XX. Estamos nos referindo à “Declaração Universal dos Direitos do Homem, que constituem, nos termos de seu preâmbulo, o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações...”, no tocante ao reconhecimento dos direitos fundamentais da pessoa humana. Essa Declaração reafirma os direitos civis e as liberdades do cidadão, mas consagra, também, os direitos políticos e sociais.
Ela surge no contexto histórico do mundo pós-guerra como forma de assegurar a dignidade do homem frente a intolerância e à tirania dos regimes totalitários, que se espalharam no início do século XX em várias partes. Passados mais de sessenta anos, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, mantém ainda sua atualidade, tendo em vista, o constante desrespeito e violação dos direitos humanos em vários países, inclusive no Brasil, onde os conflitos, desigualdades e contradições aprofundam o processo de exclusão de várias camadas sociais de usufruírem uma vida com dignidade e plena cidadania.
Os objetivos básicos da organização são, os de manter a paz mundial; proteger os Direitos Humanos; promover o desenvolvimento econômico e social das nações; estimular a autonomia dos povos dependentes e o de reforçar os laços entre todos os estados soberanos. A seguir pode-se ler o preâmbulo da Carta das Nações Unidas que entrou em vigência a partir de 24 de outubro de 1945: “NÓS OS POVOS DAS NAÇÕES UNIDAS, RESOLVIDOS a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade; a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano; na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas; a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito as obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla”. Para tais fins .......... Em 14 de dezembro de 2006, o Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki - moon enviou á Assembléia Geral da ONU a declaração que segue a qual se refere especificamente aos Padrões Éticos da organização: “Vou procurar estabelecer o mais alto Padrão Ético. O bom nome das Nações Unidas é um dos seus maiores valores. – mas também um dos mais vulneráveis. O Sistema induz o staff a manter o mais altos padrões de eficiência, competência e integridade, e eu procurarei construir uma reputação sólida para vivermos nesses padrões.” Ban KI - moon. Secretary General. (Segue a declaração na sua forma original: “I will seek to set the highest ethical standard. The good name of the United Nations is one of its most valuable assets – but also one of its most vulnerable. The Charter calls on staff to uphold the highest levels of efficiency, competence and integrity, and I will seek to ensure to build a solid reputation for living up to that standard.” Ban KI – moon. UN Secretary General).


Fonte: cvirtual-ex-func-nu.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=69

Seria a Ética tema à ser tratado somente por sociólogos, psicólogos ou pedagogos? Não, dada a importância da Ética, para o bem viver das sociedades, trata-se de assunto que todos deveriam procurar entender. Neste cantinho, faremos postagens sobre exemplos da Ética ao redor do mundo.